85 98117.4241

ouvinte@redeshalomderadios.com

85 3261.3600 / 3264.1863

Notícias

5 de setembro: no Dia da Amazônia, participe da Vigília

  • Publicado em 05/09/2017

Cidade do Vaticano (RV) - No dia 5 de setembro, comemora-se o Dia da Amazônia, uma data escolhida para homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. O objetivo principal da data é alertar a respeito da destruição da floresta e de como podemos ter desenvolvimento sem destruir este pedaço tão importante da Casa Comum que foi criada pelo Pai e deixada como um jardim para todos nós. 

Um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta, este bioma de cinco milhões e meio de florestas é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos. Apesar disso, a Amazônia tem sido constantemente ameaçada por atividades predatórias como a extração de madeira, a mineração, as obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura.

O nosso desafio é conciliar a conservação da natureza e o fortalecimento da cultura dos povos tradicionais com o uso dos recursos naturais de forma inteligente e em benefício de todos.
 

"Neste abençoado Tempo da Criação, em que o Papa Francisco nos convida a ser uma só voz em defesa da Casa Comum,  em meio aos ataques do governo brasileiro e das companhias minerárias aos povos da Amazônia e seus territórios, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) juntamente com a Conferência da Família Franciscana do Brasil, Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia (Sinfrajupe), Juventude Franciscana do Brasil, Ordem Franciscana Secular e Movimento Católico Global pelo Clima, convida a todas/os irmãs e irmãos a participar da Vigília pela Amazônia.

Somos chamados nos unir em defesa da Amazônia, dos povos e seus territórios, neste momento, especialmente contra a extinção da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (RENCA).

Acompanhamos com grande indignação as manobras antidemocráticas promovidas pelo atual governo, gerando retrocessos nos direitos dos povos e dos territórios brasileiros. Mais recentemente testemunhamos o anúncio do Decreto Presidencial  que poderá extinguir a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (RENCA).

Segundo Dom Cláudio Hummes e Dom Erwin Kräutler, "a extinção da Renca representa uma ameaça política para o Brasil inteiro, impondo mais pressão sobre as terras indígenas e Unidades de Conservação, e abrindo espaço para que outras pautas sejam flexibilizadas, como a autorização para exploração mineral em terras indígenas, proibida pelo atual Código Mineral”.

Não podemos nos calar diante essa realidade de degradação humana e ambiental. Animem suas fraternidades e comunidades locais a organizarem vigílias pela Amazônia durante o Tempo da Criação, que se inicia no dia 1 de Setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e vai até o dia 4 de Outubro, celebração de São Francisco de Assis.

Registrem os eventos que realizarem no mapa global do Tempo da Criação. Para registrar a sua vigília e/ou para saber se será organizado algum evento perto de você, acesse o site: http://pt.seasonofcreation.org/

Fonte: Rádio Vaticano